Olá, tudo bem ?

Este blog foi feito para trocar idéias e experiências em arte e artesanato.

Sejam benvindos....

Vika ...

Minha foto
Botucatu, São Paulo, Brazil
Arquiteta, Artesã e Artista plástica. Amo tudo o que é ligado a arte, seja de viver, ver ou sentir. Descendente de russos, a sensibilidade é minha marca registrada. Ser Feliz é o que importa. Meu pensamento predileto é: "Confie... As coisas acontecem na hora certa. Exatamente quando devem acontecer! Momentos felizes, louve a Deus. Momentos difíceis, busque a Deus. Momentos silenciosos, adore a Deus. Momentos dolorosos, confie em Deus. Cada momento, agradeça a Deus." Autor desconhecido.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A Sala de Âmbar, um dos mistérios da Segunda Guerra Mundial....


 Fotografia da Sala de Âmbar antes da II Guerra Mundial (domínio público)

Em 1941, as forças da Alemanha nazista invadiram Leningrado, atual S. Petersburgo.
 

Um dos palácios da cidade abrigava, um grande tesouro da cultura russa, que fazia parte da lista de obras pretendidas por Hitler: a Sala de Âmbar.
 
O âmbar é uma resina fóssil, produzida por pinheiros que existiam na Escandinávia, na costa do Mar Báltico, há 50 milhões de anos. A resina pegajosa escorria do tronco e ramos lentamente, aprisionando insetos, folhas, penas, rãs, sementes e, quando se tornava espessa, com o passar do tempo, endurecia e transformava-se  em âmbar, que os antigos acreditavam ter poderes mágicos e medicinais. Tem matizes dourados, embora também de outras cores, de grande beleza e é fácil de manipular.

Em 1716, o rei da Prussia Friedrich Wilhelm I sabendo que Pedro, o Grande, Czar da Rússia era profundo amante das artes ,ofereceu-lhe um conjunto de magníficos painéis de puro âmbar, selando a aliança entre os dois países.
Os painéis de âmbar de Frederico Guilherme foram utilizados para revestimento de uma das salas do Palácio de Verão, hoje Palácio de Catarina, perto de S. Petersburgo, numa obra belíssima do arquiteto Rastrelli, com espelhos de Veneza, ornatos de ouro, espelhos e luxuosos candelabros nas paredes, com 565 velas. A sala foi ampliada, passando a ter um total de 6 toneladas de âmbar, que custava na época 12 vezes mais que o ouro.
Na época da invasão alemã, os russos cobriram os painéis com papel de parede, mas isso não impediu que estes fossem desmontados e levados para o palácio de Königsberg (atual Kaliningrado).
Em 1944, a Alemanha foi, por sua vez, bombardeada pelos aliados, incluindo o Palácio de Königsberg.
 
O que aconteceu à Sala Âmbar?

Até hoje, e apesar de vários falsos alarmes, o paradeiro deste tesouro, considerado por vezes a oitava maravilha do mundo, é desconhecido: pode ter sido destruído, ou estar escondido em algum dos túneis e grutas usados pelos nazistas para guardar os tesouros artísticos saqueados.
 
Em 1979 o governo russo iniciou a reconstrução da Sala de Âmbar, a partir de fotografias antigas, seis toneladas de âmbar, os melhores mestres, oito milhões de dólares e esforços extenuantes, a nova Sala de Âmbar foi inaugurada em 2003 no 300º aniversário da cidade de S. Petersburgo e voltou a ser a jóia mais preciosa do Palácio de Catarina. É uma obra de arte notável.


seguem fotos da nova Sala de Âmbar, igualmente rica e fabulosa....
 














Um comentário: